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Sua loja de motopeças está preparada para atender o público feminino?

Com a expansão do mercado de trabalho e aumento da renda, a mulher passou a ter destaque nas estratégias de marketing em todos os setores. 

mulheres motociclistas

Fonte: DENATRAN

Não é de hoje que os especialistas em marketing e vendas sugerem o foco no público feminino para atingir melhores resultados. Esses profissionais buscam, cada dia mais, compreender e atingir suas demandas específicas através de pesquisas. E isso não pode ser negligenciado em nosso setor de motopeças de forma alguma.

A mulher brasileira passa por um intenso processo de empoderamento e expansão financeira sem precedentes.  São chefes de família e desempenham cada vez mais papéis de liderança dentro das empresas de todos os tipos, pois o mercado aprecia a cultura e o comportamento característico às mulheres nas tomadas de decisões e no direcionamento de projetos e equipes. 

Elas também possuem mais anos de formação e qualificação profissional em relação aos homens, o que interfere em seus critérios de compra. É o público que mais tempo passa nas redes sociais e internet em geral – ainda mais se considerarmos o público feminino jovem.  

Estes dados são apenas uma amostra do quanto o público feminino é importante para movimentar a economia em geral, e não pode ser negligenciado por nenhuma empresa brasileira, independentemente do seu nicho de mercado. 

No mercado de motopeças, especificamente, temos a comprovação de que a cada ano aumentam os números de mulheres motociclistas no Brasil, como apontam os dados divulgados pelo DENATRAN em 2020. Segundo esses indicadores, as mulheres habilitadas para pilotar motocicletas já representam 23% do número total de condutores.

Nos últimos 10 anos, as corporações buscam compreender de forma estratégica como se comportam as mulheres diante das ofertas – o que as faz se decidir pela compra, o que mexe com o seu imaginário, qual o seu processo de escolha (preço, tempo de uso, qualidade, etc.).  

Todos esses aspectos devem ser observados na hora da escolha do seu mix de produtos e na criação de ações de vendas, para garantir que a oferta esteja à altura da demanda. Afinal de contas, você deve tomar as medidas necessárias para fidelização do público feminino antes da sua concorrência… E elas gostam de variedade com atendimento diferenciado!


As mulheres consumidoras em nichos historicamente masculinos

mulher de moto

Essa questão em particular foca no poder de consumo específico da mulher – é preciso entender o seu comportamento para oferecer produtos que atendam às suas expectativas e necessidades, com propagandas e campanhas que sejam assimiladas especificamente por este público.  

No mercado de motopeças, por exemplo, é comum ver ações de vendas e propagandas focadas exclusivamente no público masculino. O que as empresas não se dão conta é que: aquilo que atrai a atenção dos homens não é a mesma coisa que atrai o interesse da mulher… Ou seja, não há muito esforço por parte dos fabricantes e lojistas desse nicho para atrair e fidelizar o público feminino. 

Isso representa uma grande lacuna no setor, pois o número de mulheres motociclistas no Brasil aumenta mais a cada dia, como visto acima. Sem mencionar aquelas que andam na garupa e também precisam de acessórios de proteção estilizados à altura! 

Se antes alguns produtos tinham a ação estratégica voltada exclusivamente para os homens – como as propagandas de bebidas, carros e motos, por exemplo – a abordagem sexista caiu por terra, já que as mulheres crescem entre os consumidores de todos os segmentos, sem limitações. 

Isso indica a importância das estatísticas e pesquisas para entender o comportamento e o potencial de compra do público feminino, como diretrizes para que as empresas possam se atualizar e rever os próprios conceitos, apresentando estratégias para ampliar sua participação de mercado, buscando produtos e fornecedores alinhados com essa tendência.

O que é preciso analisar para adequar meu negócio a esse segmento?

mulher motoqueira

Imagem: Divulgação internet

O público feminino é um segmento bem específico e irá se expandir continuamente. Por isso, é importante conhecer a fundo o seu comportamento e os seus anseios, e ter em foco as seguintes premissas que determinam o seu direcionamento no mercado e garantem a fidelização da cliente:

  • Qualidade dos produtos e marcas confiáveis
  • Atendimento personalizado
  • Variedade no mix de produtos
  • Criatividade nas ações de vendas e propagandas
  • Espaço físico sem limitações de gênero


    Esses são apenas alguns conceitos que devem estar presentes nas ações de marketing.

    Vale lembrar que a mulher possui uma posição estratégica enquanto formadora de opinião: o seu aval está relacionado a diversos outros públicos, principalmente o masculino. 

Não é raro ver o seu cliente homem chegando à loja acompanhado da namorada ou esposa, certo? A sua impressão sobre os serviços e produtos conta, e muito!

Atualmente, como está a oferta de acessórios de motos para mulheres?

mulher em moto pcx

Imagem: Divulgação internet

Que o nosso mercado precisa evoluir no que diz respeito à oferta de produtos voltados ao público feminino, tanto em variedade quanto nas ações de vendas e propagandas, é certo! Mas, o que observamos atualmente sobre isso? A demanda aumentou… Será que as empresas estão atentas a essa tendência?

O que temos visto é que houve um aumento, sim, por parte da oferta de produtos específicos para o público feminino no nosso nicho, porém, nada perto do que a demanda representa! 

Inclusive, uma boa estratégia para lojistas é buscar valorizar as mulheres enquanto ainda andam na garupa, pois a tendência de se manterem fiéis à sua loja ou marca após se tornarem pilotos é altíssima.

Isso porque existe um movimento natural que faz com que as mulheres adquiram um maior interesse e gosto por motocicletas após acompanhar seus parceiros em viagens e passeios, vindo a se tornarem pilotos posteriormente.

Vestuário e acessórios para motociclistas mulheres

mulher motociclista

O principal produto que apresenta opções com estilos diferentes e maior variação para mulheres é o capacete. São vários modelos com desenhos e cores pensados especialmente para as motociclistas mulheres – nesse quesito, o lilás e o rosa costumam agradar bastante! 

 A jaqueta é outro produto muito procurado pelas mulheres, pois os modelos femininos possuem um corte diferenciado para valorizar a silhueta. As cores variam entre as mais clássicas e as mais ousadas, como vermelho e azul. Apesar do mercado brasileiro apresentar algumas opções, as fabricadas no exterior costumam ser diferenciadas e também chamam a atenção.

No vestuário, dois produtos que ainda deixam a desejar em termos de atratividade para o público feminino são as calças e as botas para mulheres motociclistas. As calças de proteção, em particular, não costumam valorizar o corpo, o que faz com que as mulheres optem por calças em tecido comum, aumentando seu risco e exposição a danos em caso de quedas.

As botas decepcionam ainda no quesito cores e variedade, pois a maioria segue um “estilo comum” na cor preta e não possuem salto, o que não costuma atrair o interesse das mulheres!  

As capas de chuva, por sua vez, apresentam variedade nas cores, mas quando o assunto é conjunto (calça e jaqueta), as opções caem consideravelmente. 

Segundo levantamento realizado por Amanda Pagliari, colunista do site Mulheres de Moto,  “a principal queixa das mulheres é pela falta de opções de modelos”. A variação de modelos é muito importante, ou seja, não basta ter no estoque apenas um modelo disponível, mesmo que em diversas cores. 

Ela ainda constatou que, no mix de produtos dos lojistas em geral, os produtos campeões em queixas são as luvas, que apresentam pouca opção de marcas, modelos e cores.

Conclusão: espaço para melhorias!

Como vimos no artigo de hoje, o mercado de motopeças, vestuário e acessórios para mulheres motociclistas vem trazendo algumas novidades e apresentando melhorias para atender ao público feminino ao longo dos últimos anos, porém ainda existe muito espaço para sofisticar o atendimento para esse segmento! 

Pensar em ações estratégicas de vendas e buscar enriquecer seu mix de produtos com peças e acessórios atrativos para as mulheres não é apenas uma maneira de manter-se atual nas tendências e indicadores… Significa também pensar no fortalecimento do seu negócio e no aumento dos seus resultados.

Para os fabricantes, é essencial usar a criatividade e manter um olhar minucioso, direcionado para as tendências de moda e estilo, visando aliar conforto e segurança sem deixar a feminilidade de lado.

Pare agora e pense por um minuto: quanto você e sua marca ou loja valorizam o público feminino em suas decisões estratégicas? O seu espaço é preparado e adaptado para atender mulheres motociclistas com o diferencial necessário a esse segmento? 

Uma coisa é certa, se você não se atentar para esse segmento de consumidores que cresce mais e mais a cada dia, alguém vai tomar uma atitude antes que você! Posicione-se enquanto ainda há tempo para apresentar essas mudanças como um “diferencial” no mercado… Em breve não haverá mais essa opção! 

Deixe aqui nos comentários sua opinião sobre o assunto… O que você tem observado no dia a dia em relação à demanda por produtos voltados ao público feminino? Queremos conhecer seu ponto de vista

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