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10 Ações para Aumentar as Vendas no Dia dos Namorados 2020

O Dia dos Namorados é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo anualmente. Descubra como potencializar suas vendas com 10 ações para colocar em prática agora mesmo.

Namorados motociclistas

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes lojistas (CNDL), o dia dos namorados movimentou R$ 15,6 bilhões no varejo ano passado. Mais de 50% dos casais realizaram compras na data. 

As datas comemorativas são sempre muito importantes para o varejo, por isso, é essencial pensar em ações diferenciadas que chamem a atenção do público e diferenciem os seus produtos diante da concorrência, trazendo opções perfeitas para quem deseja presentear seu amado ou amada.

O Dia dos Namorados é uma dessas datas, e acontece no próximo dia 12 de junho (sexta-feira). Se você não se programou com antecedência, não se preocupe, ainda dá tempo de criar estratégias para obter resultados extraordinários! 

Agora é o momento perfeito para você criar ações que gerem conexão com o público e expandam o alcance da sua loja, impulsionando as vendas. Lembrando que, em ocasiões como essa, quem compra não é quem vai utilizar o produto, e sim quem deseja presentear.

Para a sua loja de motopeças especificamente, o público-alvo nesse momento é composto por: namorados, namoradas, esposas e maridos dos seus clientes! E aí, você já pensou em como atrair o interesse desse público para a sua loja, para fazê-los considerar os seus produtos como as melhores opções de presente nesse Dia dos Namorados? 

Vamos te ajudar com isso agora, trazendo uma lista de 10 ações importantes que você pode fazer rapidamente e aumentar suas vendas no Dia dos Namorados! Confira. 

1) Dê sugestões de presentes para o Dia dos Namorados

casal de moto

Imagem: Divulgação

É muito comum surgir a dúvida sobre o que comprar nesse momento, inclusive, nessas datas, o Google registra um aumento impressionante na busca por termos como “o que dar de presente de dia dos namorados”.  

Com o seu público, não será diferente… Por isso, é importante você se antecipar e pensar em sugestões para presentes de dia dos namorados.

Por exemplo: que tal criar um kit especial de Dia dos Namorados, ou um combo com peças que se complementam? Você pode sugerir a compra de um capacete mais uma jaqueta, luva ou bota que combinem entre si, oferecendo um desconto exclusivo no kit e uma embalagem especial, mais elaborada… Use a criatividade!

Inclusive, você pode reservar um espaço na loja durante essa semana para expor os kits previamente montados, como sugestões para quem passar por lá, e, claro, postar também essas opções nas redes sociais.

Criando kits, você não só oferece uma sugestão diferenciada para o seu público, como também tem a chance de aumentar o ticket médio por cliente. 

O combo será um incentivo para que ele invista um pouco mais e compre mais itens por um preço vantajoso, ao invés de comprar itens isolados.  

Quando fizer isso, lembre-se de evidenciar o custo-benefício da aquisição. 

Outra ideia é oferecer um desconto progressivo por volume. Se for vender pela internet, você pode oferecer frete grátis acima de um valor “x”. 

Ótima chance para diminuir o estoque e aumentar os lucros, concorda? 

2) Faça uma decoração temática de Dia dos Namorados

Vitrine com caixotes de feira e luzinhas.

Imagem: Divulgação

Na semana de dia dos namorados, o amor está no ar! Mesmo quem ainda não comprou o presente para seu amado ou amada, está ciente de que precisará pensar nisso em breve… A decoração da sua loja pode ser um ótimo lembrete sobre essa pendência. 

Decore o ambiente da sua loja nesta semana com itens como balões de coração, adesivos temáticos, luzes românticas e rosas. 

Aqui, o importante é ser fiel ao tema “romance”, mas você pode criar a sua interpretação pessoal, pensando no que pode ser atrativo para o seu público e ao mesmo tempo combinar com a imagem da sua marca. 

Essa dica vale também (e principalmente) para a vitrine da sua loja. Esse é o momento de dar destaque àqueles produtos mais procurados pelo seu público.

Separe os produtos campeões de vendas, aqueles que estão na lista de desejos de todo mundo. 

Vale pensar em várias opções, desde os presentes com melhor custo-benefício, até aquele “presente-ostentação”.  O que importa é organizar todos na vitrine de forma chamativa e fazendo referência clara à data especial!

Ah, e a decoração temática não se aplica somente à loja física e à vitrine… 

É muito importante também dar destaque à data comemorativa no seu site e nas redes sociais

Você pode deixar um banner no topo da sua página dando destaque às opções de presentes para Dia dos Namorados, trocar a capa da sua página no Facebook, e fazer posts durante a semana no Instagram com sugestões de presentes.

Tome o cuidado de fazer uma arte que remeta ao romantismo da ocasião!  

Separamos alguns banners com o tema Dia dos Namorados para você se inspirar: 

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3) Ofereça brindes e faça sorteios especiais para compras de Dia dos Namorados

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Imagens: Divulgação

Nessa época do ano, a concorrência é altíssima, não só entre os seus concorrentes diretos, mas com todos os nichos competindo entre si. 

Afinal, uma escolha de presente para o Dia dos Namorados pode variar entre incontáveis opções de produtos, desde uma caixa de bombons até uma camiseta ou um capacete! 

Por isso, tudo que você puder oferecer ao seu cliente como um diferencial para que ele opte pelo seu produto será um argumento a mais na hora de convencê-lo.

Oferecer brindes na hora da compra é uma ótima opção. Lembrando que o brinde não precisa ser necessariamente um item da sua loja, pode ser algo personalizado ou que remeta ao romantismo (como nos exemplos que trouxemos acima). 

Alguns exemplos são: porta-retrato para colocar uma foto do casal, caixa de chocolates, caneca com tema romântico… Enfim, as opções são muitas! 

Mais uma vez, você pode usar a criatividade e pensar em algo que possa atrair a atenção do cliente. 

O sorteio de Dia dos Namorados é outro meio incrível para atrair o público. Para isso, você pode utilizar chamadas como: 

—“Compre o seu presente de Dia dos Namorados em nossa loja e concorra a uma viagem para celebrar o amor!”

— “Presenteie seu amor com produtos da nossa loja e concorra a um jantar romântico.”

— “Vamos sortear “X [item de desejo do público]” entre os clientes que comprarem presentes para o Dia dos Namorados.”

Na hora da compra, o cliente preenche um cupom para concorrer, e pronto!  

4) Aposte em embalagens criativas e diferenciadas

Imagem: Divulgação

Um presente de dia dos namorados não pode ser embalado em qualquer embalagem! Certamente não na mesma embalagem que você colocaria um item comprado em um dia normal da sua loja.

Invista em embalagens diferenciadas para essa data. Papeis com estampas românticas, caixas com formato de coração, laços vistosos e chamativos.

Tudo para fazer os olhos da pessoa amada brilharem no momento da entrega do presente! 

Esses detalhes fazem toda a diferença para criar uma experiência positiva e fazer o cliente lembrar de você novamente em uma data comemorativa próxima.

Lembre-se de não limitar as embalagens por gênero. Se os seus clientes são homens em sua maioria, isso não impede que um homem queira presentear sua namorada ou esposa motociclista com um item da sua loja… E você precisa ter embalagens especiais para esse caso, também! 

5) Ofereça condições especiais de pagamento

promoção dia dos namorados

Sabemos que este ano de 2020 não está sendo fácil para muitas pessoas, que tiveram seus salários reduzidos ou mesmo se viram sem emprego de uma hora para a outra. 

Mesmo essas pessoas desejam ser capazes de presentear aquela pessoa especial no Dia dos Namorados. 

Uma condição de pagamento diferenciada pode ser o argumento perfeito para que ela acabe escolhendo um produto da sua loja para isso. 

Essas condições especiais podem ser um desconto progressivo, desconto na segunda peça ou opções diferenciadas de parcelamento, por exemplo! 

Se você costuma cobrar juros no parcelamento, que tal se programar para parcelar sem juros, ou em mais parcelas durante essa semana?

Essa ação pode, inclusive, incentivar quem está comprando a aproveitar a oportunidade e adquirir uma peça para si mesmo, da qual esteja necessitando.

6) Tenha um “canto instagramável” na sua loja

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Imagem: Divulgação

Você já ouviu falar no termo “instagramável”? Um local “instagramável” é aquele que fica “bem na foto”! 

Já reparou como as pessoas fazem fila para tirar fotos em uma parede bonita, em um painel decorado de uma festa, na frente de “jardins verticais”, etc.? Pois bem, isso acontece porque esses cenários são “instagramáveis”. 

Geralmente, lugares que contêm cenários assim costumam ter um alto número de fotos compartilhadas nas redes sociais. 

Se você providenciar um canto assim na sua loja para o Dia dos Namorados, os clientes vão se sentir atraídos para tirar fotos ali, e podem até mesmo retornar com seu amor para uma foto em casal.

Lembrando que para fazer isso você não precisa de muito… Use a criatividade e busque itens de fácil acesso como flores artificiais, adesivos, luzes, lâmpadas, caixotes de feira, revestimentos autocolantes, posters, quadrinhos, etc. 

Tenha em mente que, apesar do tema romântico, você pode adotar uma proposta mais “despojada”, para combinar com o perfil aventureiro dos motociclistas. Não se limite a clichês, use a sua imaginação!

Na galeria acima, separamos alguns exemplos de lugares considerados “instagramáveis” para você se inspirar!

7) Entre em contato com clientes que compraram na mesma época do ano passado

dia dos namorados

Antes de sair procurando novos consumidores para a sua loja, lembre-se de identificar na sua base de clientes atual aqueles que possam se interessar pelos presentes de Dia dos Namorados que a sua loja está oferecendo. 

Para isso, você pode entrar em contato pelos canais de comunicação, como SMS, Whats App (através de uma lista de transmissão, por exemplo), redes sociais e e-mail marketing.

A possibilidade de conversão em vendas é muito maior entre as pessoas que já são suas clientes. 

Então, ofereça um desconto especial para quem já comprou na sua loja, envie e-mails personalizados sugerindo itens similares aos que já foram comprados e faça novas sugestões que você acredita serem do “gosto” do cliente.

Esse atendimento personalizado e o fato de você ter registrado as compras anteriores, “memorizando” suas preferências, é um ponto positivo na hora da decisão e cria uma sensação de familiaridade, o que pode convencê-lo a comprar novamente com você!

8) Ofereça vale-presente

exemplo de vale-presente

Imagem: Divulgação

Por mais íntimas que duas pessoas sejam, sempre surge aquela dúvida na hora de escolher um presente… Será que o presenteado vai gostar da opção escolhida? 

Para isso, oferecer uma opção de vale-presente no Dia dos Namorados pode ser uma ótima solução! 

Um cartão de vale-presente descomplica essa escolha e é capaz de satisfazer todos os bolsos, pois você pode variar o preço dos cartões, se baseando no ticket médio de diferentes itens da sua loja – desde o mais acessível até o mais caro.

9) Aposte no atendimento personalizado

Casal motoqueiro

Como já citamos, ficar em dúvida na hora de escolher um presente é perfeitamente normal! 

Por isso, sempre que um cliente entrar em sua loja durante essa época do ano, treine seus vendedores para oferecer um atendimento personalizado, perguntando sobre o perfil da pessoa amada – qual moto possui, quais marcas costuma consumir, quais são as suas cores preferidas, etc.

Assim, o vendedor será capaz de direcionar os melhores produtos na loja para a necessidade daquele cliente em particular, mostrando as opções que considera serem mais acertadas para aquela ocasião! 

Além disso, a atenção especial costuma ser um grande diferencial na hora da venda, e os clientes sentem-se muito mais seguros para comprar e satisfeitos com a experiência vivenciada em seu estabelecimento.

Isso significa: maior chance de fidelização para compras futuras. Perfeito, não é mesmo?

10) Atenda em todas as plataformas disponíveis

Os avanços tecnológicos dos últimos anos, especialmente com a expansão das ferramentas de comunicação à distância dos últimos meses, exigem que as empresas estejam presentes em diversas plataformas de atendimento. 

Certifique-se de ter um canal de vendas não só por telefone, mas também por aplicativos como o WhatsApp Business, pois isso auxilia muito na comunicação com o cliente e na sua fidelização. 

O WhatsApp Business oferece inúmeros recursos a custo zero. A lista de transmissão permite enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. 

Com esse recurso, você garante a atenção do cliente, que vai receber a mensagem diretamente em seu celular.

Além disso, esteja disponível também pelas redes sociais, caso algum cliente envie uma mensagem perguntando sobre algum produto ou promoção postado.

Canais como o “Direct Message” do Instagram e o “Inbox” do Facebook costumam ser muito bons para isso, também! 

Prepare-se para realizar o atendimento em tempo real sempre que possível, pois esse contato direto aumenta as chances de vendas e o nível de satisfação do cliente – ninguém gosta de esperar horas por uma resposta após se interessar por algum produto, não é? 

As chances desse cliente acabar desistindo por causa da demora e comprando o item de um concorrente são altas. 

 

Conclusão

Ainda que acessórios para motociclistas ou motopeças não sejam presentes “óbvios” de Dia dos Namorados, cada vez mais as pessoas estão aproveitando esses momentos para presentear aquela pessoa especial com itens úteis e necessários, ao invés de optarem por produtos que não terão muita utilidade.

Afinal, presentear alguém com um item de segurança, por exemplo, é um ato de amor e cuidado… E você pode reforçar isso nas suas ações de vendas! 

Que tal acrescentar nas suas campanhas algo do tipo “nesse Dia dos Namorados, invista na segurança do seu amor!” – e a seguir mostrar uma seleção especial de acessórios e vestuário que tenham essa finalidade?

As opções de ações que você pode colocar em prática para aumentar as vendas no Dia dos Namorados são muitas… Basta escolher qual delas se encaixa melhor com o seu momento atual e você acredita que possa ser mais popular entre a sua clientela. 

A única coisa que não dá para fazer é não fazer nada

E você, o que achou das dicas? Vai colocar alguma delas em prática esta semana, ou já tinha algo planejado? 

Conte para nós a sua experiência aqui embaixo nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais. 

Até a próxima! 

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