fbpx

Portal Methodus

O Veículo mais Vendido da História do Brasil

A Honda CG-125 teve cerca de 7 milhões de unidades vendidas no mercado brasileiro em 42 anos.

Se ao ler o título desse artigo, o Volkswagen Gol automaticamente lhe veio à cabeça, você está enganado.

Enquanto esteve em produção, de 1976 a 2019, a motocicleta Honda CG-125 teve cerca de 7 milhões de unidades vendidas no mercado brasileiro em 42 anos (só perdendo para a VW Kombi, que foi produzida por 63 anos). 

Portanto, considerando o período que esteve em produção, esse título pertence a uma moto: a CG 125, considerada o “Fusca” das motos por sua popularidade e manutenção fácil e barata.

Com o lançamento dos motores 150 CC em 2003 e o de 160 CC em 2016, nossa velha amiga foi perdendo força e o volume de vendas tornou inviável a continuidade da produção.

Hoje, as versões mais antigas da CG-125 tornaram-se relíquias nas mãos de colecionadores e saudosos apaixonados!

A estrela do mercado de reposição de peças

Honda CG 125

Imagem: Divulgação | Honda CG-125  1ª geração (1976 a 1982)

Talvez o Brasil seja o único caso do mercado mundial de motos em que um único modelo tenha sido responsável por uma participação de 80% das vendas.

Esse volume de motos em circulação, facilitou a vida dos fabricantes de peças de reposição, justificando investimentos em moldes, dispositivos e automação de linhas de produção, criando um mercado excepcional para manutenção e venda de peças de reposição.

O mercado de motopeças deve reverenciá-la por ter viabilizado o crescimento do setor de reposição, gerando milhares de empregos com o surgimento de fabricantes, distribuidores e lojistas pelo país.

8 gerações de mudanças que marcaram tendências e incorporaram novas tecnologias

Honda CG 2ª geração

Imagem: Divulgação | Honda CG-125  2ª geração (1983 a 1988)

De 1976 a 2019 o mundo sofreu mudanças radicais em todos os segmentos, principalmente na tecnologia de uso de materiais, nos combustíveis, na concepção de motores e nos conceitos de sustentabilidade. 

Olhando para os anos 70, em comparação com os meios de comunicação de hoje, parece que estávamos na pré-história.

Mais um mérito para nossa CG-125, que assistiu e acompanhou toda essa evolução. Foram 8 gerações com mudanças importantes de tecnologia ou simplesmente estéticas que a mantiveram ao longo desse período como primeiro lugar absoluto de vendas.

A CG-125 foi humilde e generosa, nos deixando suas sucessoras de 150 e 160 CC!

Imagem: Divulgação | Honda CG 160 FAN

Após 2013, não tivemos mudanças relevantes na CG-125, e com a chegada dos novos motores, ela se despediu com o anúncio em fevereiro de 2019, pela Honda, de que sua produção tinha sido encerrada.

Por mais sofisticada e potente que seja uma motocicleta, se ela estiver ao lado de uma bem conservada senhorinha CG-125, com certeza todas as atenções serão para nossa histórica companheira.

Se você também é um eterno admirador, faça o download do artigo preenchendo o formulário abaixo e tenha sempre guardada essa história que é uma lição de ousadia e persistência

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja também:

WhatsApp