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As 9 Características do Gestor Eficaz (+ E-book Gratuito)

Descubra as 9 principais características consideradas essenciais para otimizar o desempenho e os resultados da sua equipe.

gestão de equipe

Não importa se você é dono, diretor, gerente ou chefe de equipe, também não importa a quantidade de pessoas que estão sob sua liderança, a verdade é que os resultados obtidos ou esperados de sua empresa ou da área que você comanda, dependem de suas habilidades e competências como gestor, para tirar o máximo de sua equipe.

A seguir relacionamos as 9 principais características consideradas essenciais para otimizar o desempenho e os resultados.

Como forma de exercício e avaliação pessoal, sugerimos que atribua uma nota de 0 a 10 em relação a sua performance para cada tópico. 

Existe, muitas vezes, uma grande diferença entre “como nos vemos” e “como somos vistos”. 

Para obter um feedback de sua equipe, solicite que façam a mesma avaliação sobre esses aspectos quanto a sua forma de atuação e compare com suas respostas.

Nas próximas publicações, apresentaremos orientações e ferramentas para melhorar seu desempenho em cada uma das características.

Confira as 9 características do gestor eficaz a seguir!


1. Motivação

Uma Equipe motivada e bem orientada em relação aos objetivos e o papel de cada um é fundamental para encontrar sinergia e bem estar no ambiente de trabalho.

Ser chefe não significa necessariamente ser um bom líder!

Para motivar pessoas é preciso que o líder esteja sempre automotivado. Também deve ser capaz de fazer uma leitura de cada comandado, entendendo a melhor forma de convencê-los a dar o máximo de si em seus projetos.

 

2. Proatividade

Ser proativo é, basicamente, não esperar as coisas acontecerem de maneira aleatória.

O líder proativo deve estar atento ao desempenho de sua equipe e sempre em busca de novos conhecimentos e ferramentas para melhoria de resultados e crescimento individual de seus colaboradores.

Um verdadeiro líder não pode se acomodar com a obtenção dos mesmos resultados sempre ou com a reincidência dos mesmos problemas.

A busca de crescimento contínuo e superação dos obstáculos dependem dessa capacidade de antecipação e proatividade.

Além disso, ele conta com ampla visão estratégica para o seu crescimento profissional e se recusa a tornar-se obsoleto.

Ele investe em novos conhecimentos, em especializações e no aprofundamento do seu conhecimento, para não estagnar na carreira.

 

3. Liderança

Para os leigos, é comum separar os papéis de gestor e de líder. Nos negócios, porém, é indispensável que ambos sejam desempenhados concomitantemente, pois não há mais espaço para gestores sem habilidade para liderar.

A principal habilidade para um bom líder é entender de pessoas, é saber que cada funcionário ou membro da equipe responderá de forma diferente aos seus estímulos e argumentos.

Alguns são motivados por recompensas, outros pelo prazer das conquistas.

Gostar de pessoas e ter empatia por seus sentimentos, ambições e respeitando seus limites e crenças é fundamental para conquistar o respeito e a confiança. 

Isso porque liderar independe de autoridade ou de poder. É ser capaz de persuadir e influenciar por meio de uma comunicação ativa e eficaz.

Ter uma argumentação consistente, clareza na exposição de ideias, sempre buscando por soluções em conjunto com as pessoas ao seu redor, aproveitando suas potencialidades e fazendo com que sintam-se confortáveis em contribuir com suas ideias.

 

4. Capacidade de dar e receber feedbacks

Todo colaborador necessita de um líder que o motive, que saiba encorajá-lo e que o estimule na busca por bons resultados.

Contudo, é essencial que o gestor tenha a capacidade de dizer no que tanto a equipe quanto ele mesmo podem melhorar. É nesse momento o feedback se faz essencial.

Esse canal de diálogo estabelece uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento do trabalho individual e em conjunto dentro de uma empresa.

Afinal, é por meio dele que você mostra ao seu colaborador como ele é percebido e avaliado dentro do mercado.

O oposto também é válido, e você deve ser humilde e tolerante para ouvir comentários sobre sua gestão — que podem não ser o esperado. 

Para isso, é preciso criar uma cultura dentro do ambiente de trabalho onde o feedback é recebido, e não imposto.

Também é importante demonstrar ao colaborador que, quando ele tiver um retorno negativo, isso significa que seus superiores estão acompanhando suas tarefas e desempenho e que se importam com o seu desenvolvimento.

Essa orientação serve para construir uma relação mútua de confiança e apoio a fim de promover mudanças positivas e o crescimento da empresa.

 

5. Inteligência emocional

Um bom gestor deve estar comprometido com o sucesso não só dos projetos, como da sua equipe e com os valores da empresa.

Para isso, é preciso saber lidar com as emoções, ou seja, ter inteligência emocional, para não perder a estabilidade psicológica, uma vez que você irá lidar com pessoas distintas, solucionar conflitos e participar de situações adversas.

Enfrente os desafios com sabedoria, coerência, tato e disciplina.

 

6. Gerenciamento de conflitos

Conflitos são comuns em um ambiente de trabalho. No entanto, às vezes, é preciso intervir e saber mediar situações que estejam desestabilizando a equipe.

O trabalho em conjunto é fundamental para se obter êxito, e as relações interpessoais têm papel importante no equilíbrio de um ambiente harmônico.

Para ser capaz de gerenciar conflitos é preciso ter empatia com os liderados, se colocando no lugar do outro e tentando entender o seu lado da história, seu ponto de vista.

É importante ouvir e buscar uma solução que acabe com a insatisfação de ambas as partes conflitantes. 

Administrar pessoas requer um trabalho contínuo de aptidão social e equidade.

 

7. Controle de processos e pessoas

Ser um gestor eficiente é saber negociar e delegar as tarefas de forma responsável, mostrando confiança e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores, mas sem esquecer de controlar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada ação.

Além disso, é preciso analisar se as entregas são feitas dentro do prazo e se as devidas alterações são realizadas quando necessário.

Trata-se, portanto, de ser o agente catalisador de pessoas, planos, serviços e processos sempre em mutação — uma competência estratégica cada vez mais desejada dentro das empresas.

 

8. Planejamento objetivo e estratégico

A função do gestor dentro de uma empresa vai muito além da admissão de novos funcionários, solução de conflitos internos ou a gestão de colaboradores com foco nos ganhos e resultados.

Ele possui um papel fundamental no planejamento e na estratégia dos negócios, funcionando como o elo entre a estratégia e a ação.

A sua importância anda junto do bom desempenho e da lucratividade da empresa.

Um bom gestor é reconhecido por encarar o ato de planejar como algo contínuo, gradativo, flexível e responsável — ou seja, como um líder que não busca apenas o seu desempenho no presente, mas também no futuro.

 

9. Autorresponsabilidade

Um gestor eficaz tem uma postura de autorresponsabilidade, reconhecendo que o que ele está vivendo é o resultado de como tem pensado, falado, se comportado, trabalhado e encarado a vida e os desafios.

Ser autorresponsável é ter a capacidade de se responsabilizar completamente pelos resultados que tem colhido, com otimismo e motivação, independente das circunstâncias.

 

Conclusão

As características de um bom gestor que citamos aqui são essenciais para combinar os interesses da empresa às potencialidades dos seus colaboradores, desenvolvendo um trabalho de equipe proativo e motivado, que gere resultados concretos.

Através de sua autoavaliação, identifique seus pontos fortes e pontos fracos.

Busque conhecimento para evoluir sempre e , principalmente, verifique quais mudanças de atitudes podem ajudá-lo a conquistar o respeito e a admiração de sua Equipe.

E você? Já se considera um gestor eficaz? Qual dessas características você já desenvolveu, e qual precisa trabalhar para desenvolver ainda mais? 

Deixe sua contribuição nos comentários! 

Ah, e que tal compartilhar esse conteúdo com os gestores da sua empresa, ou com sua equipe para que façam uma autoavaliação, e também lhe avaliem como gestor? 

Para te ajudar com isso, fizemos uma versão dessa matéria em formato de E-book (PDF), totalmente gratuita para você baixar e utilizar como fonte de motivação ou compartilhar com quem desejar. 

Insira seu e-mail abaixo para fazer o Download Gratuito, e boa leitura!

 

Até a próxima! 

 

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