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Coxins de Coroa: O Que São e Qual é a Sua Importância?

Entenda melhor sobre a importância dos coxins de coroa para o desempenho da moto e quais as características que um bom coxim de coroa deve ter.


Para contribuir, informar e enriquecer a nossa página de Tecnologia do Portal Methodus, o departamento comercial da BKB esteve em contato com diversos mecânicos e profissionais da área, pesquisando e fazendo testes sobre coxins de coroa. 

Tudo para entender melhor qual a sua importância e a sua influência no desempenho da moto, bem como quais as características que um bom coxim de coroa deve ter.

Continue lendo para descobrir!


O que são coxins de coroa?

Roda traseira Fazer 250. Imagem: Divulgação.

 

Os coxins de coroa, também chamados de buchas de coroa, coxim da roda traseira, ou borracha do cubo traseiro, como o próprio nome diz, ficam instalados no interior do cubo traseiro da moto, e têm como principais funções:

  • Absorver os impactos e vibrações e suportar a carga na roda traseira da moto;
  • Proporcionar uma troca de marchas mais suave, com flexibilidade e aderência;
  • Prolongar o tempo de vida útil da relação.
 

Quando e por que trocar os coxins?

Imagem: Divulgação.

 

Como vimos, o coxim de coroa tem função de amortecimento de impacto, o que provoca um desgaste natural da peça. 

Após um certo tempo, é possível observar uma folga na relação, que vai aumentando conforme o desgaste.

Assim que perceber essa folga, é hora de trocar seus coxins de coroa. 

Muitas vezes negligenciada pelo motociclista, essa troca é muito importante, pois um coxim com folga diminui o tempo de vida útil da relação, já que exige mais trabalho da mesma. 

Aconselha-se que, a cada troca de relação, se verifique também o estado dos coxins, para garantir a qualidade do serviço e evitar problemas maiores.

 

Qual o coxim de coroa mais adequado?

Coxins de coroa BKB. Imagem: Divulgação.

 

Para escolher o melhor coxim de coroa para sua moto, é preciso levar em consideração alguns fatores. 

O primeiro deles é a flexibilidade. A peça precisa ter boa absorção de impactos, portanto, não pode ser muito rígida. Porém, ao mesmo tempo, o material precisa ter boa resistência ao desgaste, para prolongar sua durabilidade.

Mas uma característica crucial, e que pouca gente sabe, é a resistência a altas temperaturas

O cubo traseiro da moto pode atingir temperaturas muito elevadas, devido ao trabalho de locomoção e frenagem. Portanto, o coxim de coroa precisa ser feito com matéria prima apropriada para suportar altas temperaturas, ou terá uma durabilidade muito menor.

Por isso, 9 entre 10 mecânicos recomendam que sejam utilizados coxins de borracha, de preferência vulcanizada em alta temperatura. 

A borracha é flexível, amortece impactos, é resistente ao desgaste e, quando vulcanizada a 180°C, consegue suportar temperaturas muito elevadas, sem perder suas propriedades.

É importante ressaltar que, quanto mais pura a borracha, maior será a qualidade do coxim. 

Alguns modelos presentes no mercado misturam outros componentes, como poliuretano, argila, zinco e enxofre. É preciso ter cuidado, pois esse tipo de material, apesar da aparência, pode ser bem menos resistente e diminuir a vida útil da relação. 

Portanto, escolha sempre coxins feitos de borracha. O desempenho da sua moto e a sua segurança estarão garantidos.

 
 

Conclusão

Nesse artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa importante motopeça: o coxim de coroa. Entendeu também a sua importância, suas funções e quando fazer a troca para assegurar o bom funcionamento da motocicleta e a segurança do piloto. 

Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo… Esse artigo foi útil para você? 

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Até a próxima! 

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