fbpx

Portal Methodus

Guarnição de qualidade: o que você precisa saber?

Matéria cedida por Vedamotors.

Você procura guarnição de qualidade para a sua moto? Descubra tudo o que você precisa saber sobre guarnição tampa de válvula antes de fazer a sua compra.

1. Qual a função das guarnições tampa de válvula?

Proporciona a vedação da tampa de válvulas, impedindo a passagem de fluidos e gases para o meio externo. 

Além disso, distribui uniformemente a temperatura dentro do motor evitando superaquecimentos.

2. Qual matéria prima deve ser utilizada nas guarnições?

A matéria-prima deve ser borracha de excelente qualidade, a fim de suportar o contato com o óleo lubrificante, pressão e o aquecimento gerado pelo funcionamento do motor sem sofrer deformações. 

3. Quando substituir a Guarnição Tampa de Válvula?

Assim como qualquer peça que constitui o sistema mecânico de uma moto, a guarnição da tampa de válvula também está sujeita ao desgaste devido ao uso contínuo. 

Visto isso, a importância da realização de manutenção preventiva periodicamente se faz presente, pois uma vez desgastada, a mesma não oferecerá a segurança necessária para o pleno funcionamento da moto.

As guarnições sempre devem ser substituídas quando desmontadas, ou seja, quando forem realizadas as revisões periódicas. Os principais fabricantes de motocicleta recomendam a conferência e regulagem das válvulas a cada 4.000 km. 

Para que as guarnições não apresentem vazamentos prematuros, recomenda-se a substituição dos coxins juntamente com a guarnição.

4. Como garantir um bom funcionamento da guarnição?

Para garantir um excelente funcionamento das guarnições, observe os cuidados no momento da instalação:

A) Deve-se verificar a tampa de válvulas para que não haja empenamentos ou danos no perfil de instalação da guarnição, também verificando se não há danos nas faces do cabeçote.

B) Não é necessária a aplicação de cola na montagem da guarnição.

C) Ao trocar a guarnição, sempre substituir os coxins, mas, atenção: jamais utilize calços ou arruelas sobre os coxins, pois isso gera apertos excessivos, ocasionando danos à guarnição ou empenamento da tampa.

D) Para realizar o aperto dos parafusos da tampa de válvulas sempre utilize o torquímetro. O aperto deve ser realizado conforme os valores especificados no manual de serviços da motocicleta.
Lembre-se: aperto excessivo não garante vedação!

5. Comparativo de Guarnição Vedamotors X Concorrente

A Vedamotors testou a guarnição que produz, em comparação com a guarnição do concorrente durante 1000 KM percorridos na motocicleta HONDA FAN ESDI ANO 2015. 

Confira os resultados: 

Após a desmontagem é possível observar que a guarnição Vedamotors não sofreu alterações no seu perfil e manteve suas características originais. 

Já a guarnição concorrente sofreu deformações permanentes (amassamentos) ocasionando vazamentos prematuros.

 

Neste simples teste é possível demonstrar que a Vedamotors utiliza borracha de excelente qualidade em suas guarnições:

Alguns fabricantes de guarnição utilizam matéria-prima semelhante à borracha, porém sem a mesma eficiência.

Gostou das informações? Não deixe de acompanhar o Portal Methodus, trazemos semanalmente conteúdos de qualidade para o segmento de motopeças. 

Acompanhe também nossas redes sociais e da Vedamotors, para ficar sabendo das novidades em primeira mão. 

Lembre-se de deixar seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais nossos conteúdos, sua opinião é muito importante para nós! 

Até breve!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja também:

WhatsApp