Falta de profissionais capacitados pode impedir crescimento de empresas do setor de motopeças
Segundo empresários do setor, falta mão-de-obra capacitada para o segmento, o que dificulta a expansão das atividades empresariais.
- setembro 17, 2020
- 2:05 pm
- Gestão
Os indicadores do segmento de motopeças confirmam um crescimento bem acima da média considerando outros setores da economia.
A frota de Motocicletas superou os 28 milhões, conforme dados do DENATRAN e da Abraciclo, superando a taxa de crescimento para outras linhas de veículos.
Como consequência, o mercado de reposição de peças e acessórios para motos e motociclistas está em plena expansão em todas as regiões do país.
Nos trabalhos de Consultoria da Methodus e em pesquisas com empresários do setor, observamos uma dificuldade comum a todos os níveis de empresas da cadeia de distribuição (fabricantes, distribuidores e lojistas): a falta de profissionais capacitados para expandir as atividades das empresas.
Neste artigo, falamos sobre a demanda por diferentes funções e como isso afeta a realidade do empresário em nosso segmento. Além disso, descubra como a tecnologia pode ser sua aliada para vencer essa dificuldade.
A demanda por profissionais atinge funções operacionais e de gestão

A demanda por profissionais no setor de motopeças atinge várias funções, operacionais e de gestão, como:
Mecânicos
Balconistas
Gerentes de loja
Supervisores de Vendas
Televendas
Vendedores externos
Representantes comerciais
Compradores
Encarregados de Expedição e Logística
Profissionais da área financeira
Em nossa avaliação do mercado, concluímos que essa dificuldade de contratação de mão-de-obra é inversamente proporcional ao nível de organização da empresa, ou seja, quanto menos organizada, maior é a dificuldade para selecionar e contratar o profissional desejado.
Processos definidos facilita a contratação para o perfil desejado

Se a empresa tem processos bem definidos, sistemas que controlam os indicadores e trabalha com foco em resultados e metas, fica mais fácil definir o perfil desejado para cada função.
Utilizar o apoio de empresas terceirizadas de seleção de RH e adotar critérios para análise de perfil comportamental também tende a reduzir as chances de erro na contratação.
Isso pode parecer uma despesa desnecessária, porém, o custo de colocar um profissional despreparado em determinada área, pode sair bem mais caro por trazer baixos resultados, problemas com a equipe e com clientes, sem falar no custo de demissão e da contratação de novo funcionário em seguida.
Na outra ponta, temos as empresas sem uma estrutura de gestão e sem processos de controle, onde o quadro de funcionários é formado com base na “simpatia e na confiança”, muitas vezes restringindo as escolhas dentro do círculo familiar.
Nesse caso, a dificuldade maior é profissionalizar a gestão da empresa, pois administrar os conflitos com a equipe quando se trata de parentes é bem mais complexo e, frequentemente, vale mais a vontade e o poder do que a produtividade e os resultados.
A falta de profissionais capacitados pode impossibilitar o crescimento do negócio

É comum observarmos empresários que evitam expandir os negócios com abertura de filiais, por exemplo, por não ter “pessoas de confiança” para colocar à frente do novo empreendimento.
Experiências negativas com contratações feitas sem critérios também estabelecem crenças limitantes para ampliar atividades e delegar funções, o que permitiria ao empresário sair de funções operacionais e concentrar-se mais na área estratégica do seu negócio.
Tecnologia como aliada

A tecnologia é nossa grande aliada para mudar esse cenário e melhorar a qualidade de gestão das empresas, facilitando a retenção e contratação de profissionais qualificados.
Veja os 5 pontos principais para investir:
1. Ter um sistema de controle dos processos da empresa (Sistema ERP), permite administrar vendas, recebimentos, compras, pagamentos, movimentação de estoques, serviços e clientes, dando segurança ao fluxo de informações;
2. Realizar o fechamento diário, semanal ou mensal, com controle de receita e despesas, permite apuração de resultados e o controle da lucratividade do negócio;
3. O registro das operações de vendas por cliente, por televendas, vendedor ou representante comercial, otimiza a gestão comercial, remunerando a equipe de maneira justa e fortalecendo os laços da equipe com a empresa e com o mercado;
4. O controle das movimentações internas, recebimento e expedição de peças, organização do estoque e inventários constantes, evita perdas, elimina fraudes e fortalece a confiança dos gestores no processo, independente das pessoas que estão envolvidas no operacional;
5. A gestão por processos, de forma sistêmica e com indicadores de resultados, exige um perfil de profissionais capacitados, com formação e experiências diferenciadas que irão colaborar para o crescimento contínuo da empresa.
Crescimento sustentável exige capacitação de equipes

Lembre-se, para ter um crescimento sustentável e com segurança, é necessário controle e capacitação da sua equipe.
Contratar uma consultoria especializada pode ajudar sua empresa a atingir rapidamente um nível de organização que irá permitir saltos maiores e grandes conquistas.
A METHODUS é especialista no segmento de Motopeças. Consulte-nos sem compromisso clicando aqui.