fbpx

Portal Methodus

Conheça as Principais Características e a Importância da Pintura das Juntas Metálicas

Um lojista de motopeças deve sempre buscar fornecedores que prezem pela qualidade de seus produtos, e que esteja constantemente em busca de novas tecnologias e novos recursos para oferecer produtos de alta qualidade ao mercado. 

Além disso, é muito importante valorizar a transparência ao demonstrar a real importância de cada processo e o diferencial de qualidade das peças produzidas diante das outras marcas do mercado.

Nesse contexto, no artigo de hoje vamos falar sobre os diferenciais das juntas metálicas da Vedamotors, que pretende demonstrar a real importância da aplicação da camada de tinta nas juntas metálicas que produz. 

Continue lendo para descobrir!

Juntas de má qualidade comprometem o desempenho do motor

Antes de mais nada, é importante ressaltar que juntas de má qualidade comprometem o desempenho do motor devido aos vazamentos, que ocasionam perda de compressão e consequentemente de potência. 

Esses problemas podem ser evitados na hora de comprar e escolher essas peças para seus clientes. 

Opte por uma marca que ofereça produtos de qualidade, que possua procedimentos rigorosos de controle, que não comprometa o seu trabalho e nem deixe os seus clientes insatisfeitos.

A seguir, vamos lhe explicar sobre as características e a importância do vinco e da pintura nas juntas metálicas.

 

1) Material

Como falamos anteriormente, se a junta metálica não for de boa qualidade, é possível que ela ocasione alguns danos no motor da motocicleta, como por exemplo, vazamentos de óleo devido à perda de compressão.

Para que nenhum dano ocorra no motor, é necessário utilizar juntas que são fabricadas com o material adequado e que contenham algumas características, tais como:

Excelente resistência mecânica:

As juntas necessitam ter boa resistência mecânica, pois sabemos que existem variadas vibrações no motor e que o motor está constantemente trabalhando em altas temperaturas.  

Similaridade com a peça das montadoras (peças OEM):

É imprescindível que as juntas sigam os projetos originais das montadoras, utilizando o material adequado, as medidas corretas e os processos de fabricação eficazes para cada aplicação. 

Relembrando: as juntas devem ter boa resistência mecânica, para aguentar altas temperaturas, e o material dessas juntas deve ser resistente a essas temperaturas.

Os materiais utilizados atualmente pela Vedamotors na produção das suas juntas metálicas são matérias-primas de alta qualidade, que resistem a altas temperaturas e que geram ótimo desempenho, tais como:

• Aço carbono com alta dureza

• Aço inoxidável

• Aço emborrachado

Presspack (papelão com alma metálica)

2) Vinco

Os vincos (curvas/elevações) nas juntas metálicas são executados em pontos específicos. 

Esses vincos foram estudados pelo time de engenharia da Vedamotors, para serem feitos em pontos estratégicos da junta, e que têm como função também auxiliar na vedação do motor.

3) Pintura

O cuidado na qualidade dos produtos Vedamotors consiste desde o desenvolvimento do projeto da peça e a sua produção, até a camada de tinta que é aplicada nas juntas metálicas. 

Se a camada de tinta aplicada na junta não for aplicada da maneira correta, a junta não terá a aderência necessária para realizar a vedação.

Você sabia que a pintura nas juntas metálicas tem um importante e indispensável papel em sua funcionalidade? 

A pintura que a Vedamotors aplica nas juntas que produz não são realizadas por motivos estéticos, como muitos podem acreditar, mas porque existe algo muito além disso. 

Por trás da pintura existe uma tecnologia que foi desenvolvida através de rigorosos estudos, pesquisas e testes, a fim de oferecer uma solução completa e com a qualidade garantida.

As juntas metálicas são revestidas com uma camada de tinta especial. Essa camada tem uma quantidade exata de tinta que varia de acordo com o modelo de moto e a aplicação da peça.

A pintura é fundamental para garantir a vedação adequada, pois as superfícies de contato entre as partes do motor parecem ser planas e lisas, mas ao microscópio as imperfeições se tornam aparentes, pode-se verificar uma superfície rugosa e não uniforme. 

Confira nas imagens abaixo:

A tinta aplicada na junta metálica preenche estas imperfeições, proporcionando a vedação adequada, impossibilitando a passagem de óleo e consequente perda de compressão do motor. 

Essas imperfeições em partes específicas do motor são preenchidas com a tinta presente na junta metálica, realizando a completa vedação. 

A camada de tinta adere às imperfeições proporcionando maior eficiência na vedação e impossibilitando a passagem de óleo entre a superfície e a junta.

Importante: antes de aplicar na motocicleta qualquer junta metálica, certifique-se de que não haja empenamento (oscilações de altura) ou danos nas superfícies do cabeçote e do cilindro. 

Recomendações importantes

Para finalizar, lembramos que a Vedamotors não recomenda o uso de produtos químicos em suas juntas!

Quando você faz uso de colas, silicone, juntas líquidas ou outros produtos químicos, além de agredir a peça no momento da aplicação, você também corre o risco de criar vazamentos e desgastes prematuros da junta.

As peças dos motores das motocicletas podem ser resistentes, porém, para que essas peças tenham uma durabilidade maior, é importante seguir alguns dos cuidados que destacamos acima. 

Não esqueça que durante a troca das juntas dos motores das motocicletas, a manutenção deve ser realizada com muita atenção e por profissionais qualificados, utilizando sempre produtos de alta qualidade, evitando assim, a danificação de componentes importantes do motor, trabalhos dobrados e insatisfação dos seus clientes.

A Vedamotors tem todo o cuidado com o desenvolvimento e a fabricação de seus produtos, pois quer garantir a melhor qualidade para os seus clientes, e consequentemente menor incomodo. 

Busca melhorar constantemente seus processos para garantir o melhor resultado para a empresa, para os distribuidores e lojistas e principalmente para os aplicadores de nossos produtos, os mecânicos. Estão focados em desenvolver produtos com alta durabilidade e confiabilidade. 

Todos os processos são pensados para sempre levar a melhor performance ao consumidor.

Nesse conteúdo, você descobriu um pouco sobre a produção das juntas metálicas Vedamotors, um processo que pode parecer simples, mas muitos não conhecem a real importância… Um processo que envolve estudos aprofundados e tecnologia de ponta por trás de cada etapa de produção dessas peças!

Em cada etapa do processo, a Vedamotors diz estar orientada por padrões de qualidade, a fim de garantir a eficácia de nossos produtos e a satisfação dos nossos clientes.

E você? Já conhecia essa tecnologia? Deixe seu comentário e compartilhe esse conteúdo com alguém que possa se beneficiar dele! Sua participação é muito importante.

Até a próxima!

compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja também:

WhatsApp