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A importância do retentor para a motocicleta

Matéria cedida por: Vedamotors.

Existem vários componentes em uma motocicleta, e cada um tem sua devida importância. Porém, nem sempre as pessoas sabem a real funcionalidade de cada uma dessas peças! 

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de retentor e suas respectivas funções.

Através desse conteúdo, nosso interesse é ajudar você a entender os motivos e a importância do retentor na sua motocicleta e conhecer os tipos de retentores existentes em uma motocicleta.

O retentor é uma peça de extrema importância, pois ele tem a função de impedir vazamentos de fluídos como graxa, óleo lubrificante e outros.

Uma curiosidade sobre os retentores que poucos sabem é que ele trabalha como dosador de óleo, pois libera uma pequena película de óleo, reduzindo o atrito entre as partes.

Apesar de parecer que possui somente borracha em sua composição, esta peça é muito mais complexa do que isso. A grande maioria dos retentores é composta por três partes: carcaça, revestimento de borracha e mola.

Leia o artigo até o final para entender melhor!

Partes que compõem um retentor

Vedação principal: É o lábio do retentor, que tem a função de reter o fluído quando o eixo está na condição dinâmica ou estática.

Mola: A mola tem a função de compensar a carga radial exercida sobre eixo.

Vedação auxiliar: É o guarda-pó, que tem a função de proteger a vedação principal da sujeira e outros elementos.

Carcaça: Fornece a sustentação aos retentores, e também serve para montagem do alojamento.

Tipos de retentores de motocicleta

Os retentores de moto podem ser usado em diferentes partes do veículo, com a função de reter um fluido. Mas isso não significa que eles sejam todos os iguais.

Confira abaixo os principais retentores utilizados em motocicletas:

1. Retentores de Garfo

Retentor de garfo.

Localizados na suspensão dianteira da motocicleta, sua função é impedir a fuga do óleo do garfo. Estes retentores suportam grande pressão e aquecimento gerados pelo conjunto de suspensão.

2. Retentores de motor

Retentores de motor.

Sua função é impedir o vazamento de óleo lubrificante do motor. 

Geralmente são aplicados nos eixos móveis de movimentos radiais, e dentre eles: eixo do pinhão, eixo do pedal de câmbio, eixo de acionamento de embreagem, eixo de pedal de partida e no eixo de virabrequim.

3. Retentor haste de válvula

Retentor haste de válvula.

Este retentor não efetua uma vedação total, ele permite uma passagem de óleo, a fim de permitir a lubrificação entre a guia e a válvula. 

Sem esta lubrificação, ocorreria o engripamento entre a válvula e o guia.

4. Retentores de roda

Retentores de roda.

 

Os retentores de roda têm como função conservar a graxa presente nos rolamentos, e também impedir a entrada de impurezas.

Inspeções e cuidados na montagem dos retentores

Remoção do retentor: Retire sempre com muito cuidado, para não danificar nem o alojamento e nem o eixo.

  • Inspeção dos componentes: Depois de retirar, verifique se existem fendas ou cantos vivos nas paredes do alojamento. Elas podem causar futuros vazamentos pelo diâmetro externo do retentor.

Em seguida, verifique as imperfeições do eixo. Veja se existem marcas de ferramentas de usinagem ou esmeril, rasgos de chaveta e estrias ou nervuras que podem danificar a vedação principal dos retentores e ocasionar um possível vazamentos.

  • Limpeza: Para instalar o retentor, é fundamental que o eixo e o alojamento estejam limpos. A limpeza do alojamento deve ser feita com um pano seco e limpo. Certifique-se de que o alojamento esteja livre de sujeira, pó, rebarba, e outros abrasivos.

  • Manuseio dos retentores: Desembale os retentores apenas na hora de usar. Tome o cuidado de não tocar a vedação principal, para que não ocorram deformações ou depósitos de sujeira que possam comprometer a eficiência do retentor.

     

  • Lubrificação do retentor e Eixo: A pré-lubrificação dos retentores na hora da montagem favorece a instalação perfeita do retentor no alojamento e mantém uma lubrificação inicial sem ferir a vedação principal.

     

O fluido a ser utilizado na pré-lubrificação deverá ser o mesmo fluido a ser utilizado no sistema e é preciso que esteja isento de contaminações.

 

  • Montagem do retentor: Nunca utilize martelo para instalar. Pedaços de tubos, toca-pinos ou punções também não são ferramentas e podem empenar a carcaça ou até mesmo soltar a mola do alojamento.

    Evite usar cola: os respingos podem cair no lábio de vedação principal.

Ferramenta especial para montagem do retentor.

 

Atenção! Ao colocar os retentores no eixo, verifique se a vedação principal não “dobrou”, deslocando a mola do seu alojamento. Observe se o retentor está perpendicular ao eixo e ao alojamento.

Cuidado! Jamais corte a mola

 

Se a dimensão da mola for alterada, a carga radial vai aumentar. Com isso, vai aumentar também o atrito e o calor entre o retentor e o eixo; a borracha da vedação principal ressecará e o retentor irá cortar o seu eixo produzindo um canal na pista do retentor.

Não estique a mola. Assim, a força radial vai diminuir e prejudicar a eficiência da vedação. Não retire a mola do seu alojamento. Ela foi projetada para manter a mesma carga por todo o perímetro  do eixo.

Cuidados no armazenamento de retentores

 

Os retentores VEDAMOTORS, parceiros do Portal Methodus, são fornecidos embalados em caixa apropriadas para sua melhor proteção. Abaixo trazemos algumas dicas de armazenagem apropriada:

  • Conservar em local limpo, seco e não muito próximo ao teto, a uma temperatura máxima de aproximadamente de 25ºC.
  • Evitar colocar pesos sobre as embalagens.
  • Não pendurar em pregos ou suportes, nem guardar em caixas de ferramentas.
 
 
 
 
E você, gostou de aprender tantas informações importantes sobre os retentores para motocicletas? Deixe seu comentário!

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