Saiba a importância dos Reguladores Retificadores na sua motocicleta
Matéria cedida por: Vedamotors.
- novembro 23, 2020
- 8:00 am
- Tecnologia
Hoje vamos falar um pouco sobre o Regulador Retificador. Se você não sabe a função do Regulador Retificador em uma motocicleta, ou deseja entender melhor como esse produto funciona, este artigo é para você!
Os Reguladores retificadores são peças fundamentais para o sistema elétrico de qualquer motocicleta, sua função é manter os níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônicos estáveis enquanto a moto estiver ligada e variando a aceleração.
O estator é responsável por gerar energia para poder recarregar a bateria da motocicleta, porém, o estator gera uma corrente alternada, desta forma, é necessário passar pelo Regulador Retificador para converter em corrente contínua.
Então, o que o Regulador Retificador faz é regular a corrente que vem do estator nos níveis de tensão dos dispositivos elétricos e eletrônico da sua motocicleta.
Caso o Regulador Retificador esteja com problema, ele pode queimar as lâmpadas da sua motocicleta, danificar a bateria e ocasionar outros problemas que vão dar uma enorme dor de cabeça.
Leia o artigo até o final para entender melhor!
Como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico pelos reguladores retificadores?
Para se ter uma boa noção da importância do Regulador Retificador, é muito importante também entender como ocorre o controle da tensão do sistema elétrico, que é a real função dele.
Entendendo isso, você terá um domínio maior sobre sua motocicleta e sobre o funcionamento de cada peça que a compõe.
O início do processo ocorre no gerador do motor, onde o volante em movimento de rotação gera variação de campo eletromagnético sobre as bobinas do estator, desta forma, induz uma corrente elétrica alternada que varia conforme a velocidade de rotação do motor.
Esta corrente elétrica alternada é direcionada ao regulador retificador que, por sua vez, realiza duas funções. A primeira função é retificar a corrente alternada em corrente contínua, desta forma a energia elétrica movimenta-se sempre no mesmo sentido.
A segunda função é ajustar os níveis de tensão de forma a mantê-los entre 13,50 Volts e 14,95 Volts, conforme a rotação e o modelo da motocicleta.
Após a etapa de controle de tensão o regulador retificador direciona esta energia gerada para a bateria da motocicleta carregando-a e mantendo todo o sistema elétrico da motocicleta estável com todos os parâmetros adequados.
Em modelos de motos que alimentam o farol com corrente alternada direto do gerador, o regulador retificador mantém a tensão constante sobre a lâmpada, mesmo em altas rotações.
Como avaliar as condições do regulador retificador?
Já falamos no começo, sobre a dor de cabeça que você pode ter caso ocorra algum problema com o Regulador Retificador da sua motocicleta, então vamos explicar agora como avaliar as condições e identificar algum possível problema com essa peça na sua motocicleta.
Quando surgir alguma suspeita de problemas elétricos com o sistema de carga da bateria ou na alimentação do farol, é imprescindível analisar a causa antes de realizar troca de peças.
Desconecte os fios do gerador que carregam a bateria e meça a tensão, que deverá ser superior a 14 Volts (alternado) com o motor ligado em marcha lenta.
O próximo passo é verificar a tensão da bateria, que deverá estar próxima a 12,80 Volts (contínuos) com a chave desligada.
Após isso, reconecte as conexões do gerador e ligue a moto.
A tensão da bateria deverá ser de no mínimo 13 Volts em marcha lenta e acelerada não poderá ultrapassar 14,95 Volts.
Verifique sempre se a lâmpada do farol é de potência adequada para o modelo da moto, conforme o manual de serviços.
Peças de qualidade garantem a durabilidade do seu sistema elétrico
Os Reguladores Retificadores desenvolvidos e fabricados pela Servitec by Vedamotors reúnem uma gama de componentes de alta qualidade, garantindo a durabilidade de todo sistema elétrico, aumentando a vida útil da bateria e das lâmpadas das motocicletas.
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